Media Selection: Book Launch, Lisbon with Mario Soares

“Se o governo não quer renegociar dívida deve ser mudado”

Mario-Soares-EABDA
Lusa 07 Jun, 2014
Se o governo não quer renegociar dívida deve ser mudado;
Rafael Marchante, (c) Reuters

O economista e investigador irlandês Tony Phillips disse à Lusa que, “em nome da democracia”, se o Executivo de Lisboa não quer renegociar a dívida, os portugueses devem mudar de governo.

“Se o governo (de Portugal) diz que não se pode renegociar a dívida o melhor, é mudar de governo. Não se pode ter um governo a tomar as suas próprias decisões sobre desenvolvimento e, o mais importante, é que não se pode ter o governo a ficar com empresas privadas que entraram em colapso e que foram nacionalizadas, forçando assim a dívida dos privados aos cidadãos. Isso não é democracia”, disse Tony Phillips, coordenador do livro “A Europa à beira do abismo”, editado em Portugal.Tony-at-feria-do-libros

O livro sobre a crise das dívidas soberanas e que conta com textos do Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, da portuguesa Mariana Mortágua, do antigo ministro argentino Roberto Lavagna e da economista grega Christina Laskaridis, entre outros, vai ser apresentado no dia 11 na Fundação Mário Soares, em Lisboa.

Para o investigador irlandês, a situação provocada pela austeridade está a tornar-se insustentável e, por isso, considera necessário “afastar a dívida que – de facto -, não é a verdadeira dívida” e informar os credores que não se pode pagar o que eles exigem.

A complexidade da situação económica na Europa, de acordo com o economista, exige igualmente uma nova definição sobre a Zona Euro e retirar o poder que os privados exercem sobre a moeda única.

“Como é que os governos gerem o dinheiro e quem é o dono do dinheiro? Quem é o dono do Euro? O Banco Central Europeu (BCE)? Eu pensava que o Euro era a nossa divisa nacional, enquanto grupo de nações. Mas dizem que não, dizem que é dinheiro do banco (BCE), o que significa que o banco diz aos governos o que fazer com o dinheiro, o que significa que se trata de dinheiro privado”, defende Tony Phililps acrescentando que as democracias não podem permitir a “privatização” da gestão monetária.

“Na verdade, não é dinheiro privado é dinheiro público e, sendo assim, deveria ser gerido de forma democrática. O dinheiro é propriedade dos cidadãos e aqui há um grande problema porque primeiro nacionaliza-se a dívida privada que se transforma em dívida pública e depois entidades externas dizem aos governos nacionais o que é preciso fazer”, sublinha Phillips.

“As relações entre o Banco Central Europeu e os bancos nacionais têm de mudar. Não podem dar tudo a um setor privado que é corrupto”, acusa.

O economista irlandês diz também que há problemas estruturais na União Europeia e no sistema financeiro e que tudo está relacionado com a forma como o dinheiro circula e como funciona o Banco Central Europeu sobretudo nos países que fazem parte da zona euro.

“Do ponto de visto político, há um grande problema porque é preciso ver quem lidera as políticas. Num sistema transparente e democrático tudo isto devia envolver os cidadãos, a nível europeu, nacional e regional mas nada disto está a acontecer porque o dinheiro está a ser agarrado a partir do topo e, por isso, os governos transformaram-se em fantoches no processo de pagamento de dívidas e tudo isto, em muitos casos, não é legítimo”, afirma referindo que, apesar de tudo, a crise pode abrir novos caminhos para a Europa.

“Tudo isto é um desastre – é por isso que se chama crise -, mas eu tenho uma postura positiva porque tudo isto vai ajudar a mudar o rumo do funcionamento da União Europeia. Vai mudar as relações entre países da União Europeia. Tem de ser porque a União Europeia não está a funcionar. Está a trabalhar para uma pequena elite, para grandes empresas. Não está a funcionar para os países pequenos, não está a funcionar para os cidadãos europeus”, conclui.

Print Friendly, PDF & Email

One thought on “Media Selection: Book Launch, Lisbon with Mario Soares”

  1. For those of you who don’t read portuguese this article is from coverage at the launch event for this book in Portuguese at the Mario Soares Foundation in Lisboa. It was a wonderful event which I shared with María Julia, Mário Soares (RIP) and Mariana Mortágua. Thanks to all! The photos are cropped from an original article (c) Reuters, the invite to the event (derived from Bertrand’s excellent cover art) and a photo taken by María Julia of the stand at the Feria do Livros in Lisbon which shows the placement (chosen by the publisher) of our book beside two other books by Snowden and Chomsky… (not my choice but very much appreciated!)

Comments are closed.